Isto será possível graças à constante recuperação e melhoria da produção industrial, bem como a uma forte recuperação do comércio, considerou o diretor nacional do BAD para a nação indochinesa, Shantanu Chakraborty.
Segundo o especialista, a economia vietnamita apresentou uma recuperação sólida no primeiro semestre deste ano, quando o setor industrial continuou a ser o principal motor do crescimento e a procura externa de produtos electrónicos continuou a impulsionar a produção interna.
A recuperação económica também foi apoiada pela recuperação do setor do turismo e pela produção agrícola estável, observou Chakraborty, alertando que os cortes nas taxas por parte da Reserva Federal dos EUA e medidas semelhantes por parte do Banco Central Europeu poderiam enfraquecer as exportações do Vietnã.
A somar às incertezas pode estar a fraca procura nas principais economias, o aumento do protecionismo e as instabilidades relacionadas com as eleições presidenciais dos EUA, fatores que podem levar à fragmentação do comércio, acrescentou.
De acordo com especialistas do BAD citados pela agência de notícias VNA, o Vietnã deve impulsionar a procura interna com medidas de estímulo fiscal mais fortes, tais como acelerar o investimento público e manter as taxas de juro baixas, e garantir que a política monetária continua a visar tanto a estabilidade de preços como o crescimento.
Qualquer flexibilização adicional deve ser estreitamente coordenada com uma política fiscal expansionista, juntamente com a aceleração das reformas institucionais para apoiar a economia, sugeriram.
oda/mpm / fav