A chefe do Parlamento angolano respondeu a um convite de seu homólogo cubano, Esteban Lazo, e na audiência com o representante da ilha em Luanda, realizada nesta quarta-feira na sede do Legislativo, discutiram o início dos preparativos para tornar efetiva a viagem antes do final de 2024.
León disse à imprensa que, além desse assunto, a conversa se concentrou nas excelentes relações entre os dois povos, considerados irmãos, e na cooperação parlamentar.
Ele também agradeceu ao presidente do Parlamento pela posição de Angola de exigir o fim do bloqueio econômico contra Cuba, conforme expresso no dia anterior pelo presidente João Lourenço, em seu discurso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Carolina Cerqueira, por sua vez, disse que os parlamentares angolanos também apoiam o apelo para acabar com essa política de sanções contra a nação caribenha.
A embaixadora cubana também reafirmou a determinação da ilha em continuar fortalecendo os laços de amizade e cooperação com Angola.
O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Esteban Lazo, visitou Luanda em fevereiro deste ano, quando conversou com o chefe de Estado angolano sobre o fortalecimento da cooperação bilateral.
Em seguida, manteve reuniões com os membros da Mesa do Parlamento e com a vice-presidente do partido Movimento para a Libertação de Angola (MPLA), Luísa Damião, entre outras atividades.
ro/kmg/mb