Segundo um comunicado oficial, a sessão foi presidida pelo Secretário-Geral do Comité Central e Chefe de Estado, Xi Jinping.
Os membros destacaram que ao longo do ano o PCC uniu os vários grupos étnicos do país para enfrentar os desafios, aumentar o controle macroeconómico, aprofundar a reforma e a abertura, expandir a procura interna e otimizar a estrutura económica.
Como resultado, a economia permaneceu estável com um crescimento progressivo, a produção avançou em qualidade, a proteção dos meios de subsistência foi eficaz e a nação fez progressos na mitigação dos principais riscos, de acordo com o relatório divulgado pela agência de notícias Xinhua.
A reunião sublinhou que os fundamentos da economia chinesa, o seu amplo mercado, a forte resiliência e o grande potencial não mudaram.
Contudo, os presentes alertaram para o surgimento de novas situações e desafios nas operações económicas.
O Bureau Político destacou a necessidade de analisar objetivamente a economia atual, enfrentar as dificuldades com confiança e assumir o trabalho com maior responsabilidade para cumprir as metas de desenvolvimento socioeconómico estabelecidas para 2024.
Entre as prioridades, insistiu-se na necessidade de ajustar a política fiscal e monetária de forma anticíclica, garantir despesas fiscais adequadas e reforçar o financiamento de projetos prioritários.
Relativamente ao mercado de capitais, o encontro apelou à promoção da participação de fundos de médio e longo prazo, como pensões e seguros, com o objetivo de revitalizar o sector.
O Bureau Político discutiu o apoio à reestruturação e fusão de empresas cotadas, bem como a necessidade de proteger os interesses dos pequenos investidores.
Além disso, enfatizou a importância de ajudar as empresas a superar as atuais dificuldades económicas e defendeu a rápida promulgação de uma lei para promover a economia privada para criar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.
Os presentes sublinharam a necessidade de estimular o consumo e melhorar a estrutura de gastos, priorizando os grupos de baixa e média renda.
A liderança máxima do país indicou que será dada prioridade à criação de empregos para graduados universitários, trabalhadores rurais e famílias sem rendimentos.
No domínio agrícola, foi enfatizada a importância de garantir a segurança alimentar do país com um apelo para garantir a produção no outono e inverno e promover o aumento do rendimento dos agricultores.
O Bureau Político apelou aos dirigentes e membros do Partido para que assumam responsabilidades, inovem e superem desafios.
Além disso, a reunião defendeu o apoio às províncias com economias mais fortes para desempenharem um papel de liderança no crescimento económico nacional.
jf/idm / fav