22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola assinou acordos de cooperação em vários campos

Angola assinou acordos de cooperação em vários campos

Luanda, 26 set (Prensa Latina) A presença de uma numerosa delegação angolana em Nova York, Estados Unidos, para a Assembleia Geral das Nações Unidas, permitiu a assinatura de vários acordos de cooperação em diferentes áreas, informou hoje o Ministério de Relações Exteriores.

A sede da ONU serviu como local para a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Científica, Técnica, Educacional e Cultural entre os governos de Angola e do Panamá, que foi realizada pelos Ministros das Relações Exteriores Téte António e Javier Martínez Acha Vásquez, respectivamente.

O instrumento legal, que é válido por cinco anos e renovável, busca estabelecer a base geral para a promoção da cooperação nessas áreas.

Com El Salvador, Angola assinou um Memorando de Entendimento para um Mecanismo de Consulta Política, um documento que foi rubricado pela Vice-Ministra das Relações Exteriores de El Salvador, Adriana Maria Mira de Pereira, e pela Secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Bravo Conde da Silva Mendonça.

O objetivo do instrumento é favorecer a troca de ideias entre os dois países para o fortalecimento da cooperação, da amizade e do respeito mútuo, disse o Ministério das Relações Exteriores de Angola.

A esses instrumentos foi acrescentado um importante acordo com a Zâmbia para a construção de uma infraestrutura ferroviária ligando os dois países, por meio do Corredor Lobito, em uma extensão de cerca de 800 quilômetros.

O Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D’Abreu, destacou a importância desse passo para o país e para a região, já que a rota para a Zâmbia estava faltando no Corredor, para completar a conexão com o centro da região e especialmente com o Copperbelt, onde se encontram minerais estratégicos para a transição energética.

A Zâmbia assumirá a maior parte dos 800 quilômetros de infraestrutura, com mais de 500 quilômetros do seu lado, em comparação com cerca de 280 quilômetros do lado angolano, explicou D’ÖAbreu.

ro/kmg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES