Em particular, houve um aumento nos ataques de ransomware, depois que uma empresa de valores mobiliários vietnamita foi atacada com ransomware, forçando-a a pagar ao hacker para recuperar seus dados, disse Le Van Tuan.
De acordo com o diretor do Departamento de Segurança da Informação do Ministério da Informação e Comunicações, os hackers estavam menos interessados no mercado vietnamita, mas como agora eles sabem que as empresas podem pagar para recuperar o acesso a dispositivos e arquivos, o risco de serem atacados é maior.
Além dos ataques cibernéticos, alertou o especialista citado pelo Vietnam News em inglês, esses setores também enfrentam vazamentos de dados, especialmente dados financeiros, que são altamente valiosos e os hackers realmente querem explorá-los.
Van Tuan lamentou, entretanto, que a conscientização sobre a segurança da informação e a implementação do trabalho de segurança da informação não sejam proporcionais aos riscos enfrentados.
O valor investido em segurança da informação deve representar cerca de 10% do investimento total em TI, segundo ele.
No Vietnã, um dos países com o mais alto nível de acesso à Internet do mundo, com mais de 78 milhões de usuários, há atualmente cerca de 130 empresas de segurança de TI em operação, empregando mais de 3.800 pessoas.
mem/mpm/bm