A celebração deste dia consiste em acender uma fogueira e no seu entorno os sacerdotes cantam hinos, recitam orações e dançam desde antes do pôr do sol até quase o final do dia.
Em todos os estados regionais do país serão realizadas cerimónias que reúnem residentes vestidos com trajes tradicionais e são uma oportunidade para promover a reconciliação, a paz e a resolução de conflitos.
Amanhã, durante o festival de Meskel, milhões de pessoas irão assistir aos serviços religiosos, visitar familiares, partilhar com cidadãos de baixos rendimentos e festejar com comidas e bebidas tradicionais durante a maior parte do dia.
Oficialmente classificada como Festa Comemorativa do Descobrimento da Verdadeira Santa Cruz de Cristo, foi inscrita em 2013 na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Embora seja um feriado cristão nas igrejas ortodoxas da Etiópia e da Eritreia, a maioria das pessoas participa dele, sem distinção de idade, sexo, língua, etnia ou credo religioso. jf/nmr / fav