Precisamente, este local faz parte da programação da 14ª edição do Evento Internacional de Turismo de Natureza (Turnat 2024). Este contexto é beneficiado pela modalidade de turismo de circuito, que o Ministério do Turismo da ilha (Mintur) está a retomar com vigor.
Guantánamo tem mais de 500 mil habitantes, e 70 por cento do território é montanhoso, com destaque para atividades económicas na agricultura, cultura, história e produtos turísticos ligados à natureza.
Um dos historiadores da província, Luis Figueres, na época mencionou a Loma de la Gobernadora como o ambiente e mirante mais alto, quando lembrou que ali esteve em 30 de abril de 1494, durante sua segunda viagem à ilha, o Almirante Cristóvão Colombo.
Este miradouro está localizado em Loma La Gobernadora, frisou, mais conhecida pelos locais como Loma de La Herradura, a 27 quilómetros de Guantánamo, capital da província, na estrada que liga Guantánamo-Mirador La Gobernadora e Baracoa.
Porém, o ponto de parada mais destacado para os passeios é na cidade de Baracoa, talvez a cidade mais interessante de toda Cuba. Uma paisagem muito especial a rodeia, uma cidade serrana de cultura, rios e tradições, como consideram os estudiosos, como é o caso do seu historiador Alejandro Hartmann.
A primeira pessoa impactada por ela foi Cristóvão Colombo, em 27 de novembro de 1492, que escreveu em seu Diário de Navegação: A coisa mais linda do mundo.
O município de Baracoa faz fronteira com o Oceano Atlântico ao norte, Imías e Maisí ao sul e Moa a oeste. Possui uma área de 97.600 hectares e uma população de 78.214 habitantes (2023), com densidade de 84,5 habitantes por quilômetro quadrado.
Os principais produtos da região são o coco, o cacau e o café, embora desde o final dos anos 90 do século passado o turismo tenha se tornado uma das suas principais fontes de rendimento devido à sua extraordinária beleza.
A cidade foi fundada em 15 de agosto de 1511 com o nome de Nossa Senhora da Assunção de Baracoa pelo conquistador espanhol Diego Velázquez, e o viajante que se preze deve visitá-la pelo menos uma vez, em suas peregrinações por Cuba.
mem/rfc / fav