Os chefes da diplomacia, que se reuniram num encontro à margem da 79ª Assembleia Geral da ONU, também abordaram a promoção da colaboração nas Nações Unidas e outras plataformas multilaterais, afirma a nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da nação eslava.
Foi destacado o compromisso mútuo em manter a intensa dinâmica do diálogo político entre Moscou e Havana, aprofundar a cooperação em esferas prioritárias de interação, incluindo a esfera comercial e econômica, reiterou a comunicação.
Moscou observou que as partes confirmaram a necessidade de acabar com o bloqueio comercial, econômico e financeiro de Cuba e de retirá-la da lista dos EUA de “Estados patrocinadores do terrorismo”.
Lavrov chegou a Nova Iorque para participar nos eventos da semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU. Seu discurso na Assembleia Geral está marcado para 28 de setembro.
Nos próximos dias, ele participará de uma série de reuniões bilaterais e multilaterais de alto nível, incluindo eventos no âmbito da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), dos BRICS, do G20 e do Grupo de Amigos em Defesa da Carta das Nações Unidas.
mem/gfa/cm