17 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Relatada alta participação em greves entre trabalhadores argentinos

Relatada alta participação em greves entre trabalhadores argentinos

Buenos Aires, 26 set (Prensa Latina) A Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE) da Argentina informou hoje que mais de 90% de seus membros participam de uma greve nacional para denunciar uma nova onda de demissões na administração pública.

O elevado nível de adesão da medida de força mostra que os funcionários perdem o medo da pressão, da violência e das ameaças e estão determinados a lutar em defesa dos seus salários e empregos, afirmou o secretário-geral daquela organização, Rodolfo Aguiar.

Além disso, denunciou que um protocolo anti-protesto implementado pelo Ministério da Segurança é inconstitucional e ilegítimo.

“Temos que enfrentar para não naturalizar a repressão aos aposentados e aos que decidem se manifestar. A democracia está severamente restringida no nosso país. Após o término da greve, convocaremos uma nova reunião da nossa liderança nacional para avaliar a continuidade do plano de ação”, acrescentou.

Durante este dia, haverá paralisação dos trabalhos, afastamentos das empresas a partir do meio-dia e uma festa popular em frente à Casa Rosada, enquanto cada uma das províncias definirá a modalidade das manifestações nos seus territórios.

Segundo a ATE, os hospitais funcionam apenas com guardas mínimas e as organizações essenciais apenas atendem emergências. Outros serviços como recolha de lixo, varrição de ruas, porteiros escolares, auxiliares de educação e manutenção de espaços verdes também são afetados.

Além disso, ocorrerão bloqueios de estradas e mobilizações em torno das casas do governo na maioria das províncias.

O sindicato denunciou que, nas horas anteriores, vários trabalhadores do Ministério da Justiça e de outras organizações começaram a receber telegramas e comunicações informais de demissões.

Segundo aquela organização, expiram no dia 30 os contratos de 65 mil pessoas, que tinham sido renovados por apenas três meses e o Governo prevê não prorrogá-los.

mem/gas/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES