Na véspera, o primeiro secretário do Partido Comunista e presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, deu as boas-vindas oficialmente a To Lam no Palácio da Revolução, onde ambos os líderes mantiveram conversações oficiais.
Anteriormente, os líderes falaram no Hotel Nacional da capital, pouco antes de iniciar uma visita à Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (45 quilómetros a oeste de Havana), onde o Vietname é o segundo país em número de projectos de investimento, incluindo o Parque Industrial ViMariel.
Esta quinta-feira, o presidente vietnamita foi também recebido no Capitólio Nacional pelo presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP, Parlamento), Esteban Lazo.
Na ocasião, ambas as autoridades ratificaram a sua vontade de continuar a desenvolver as relações interparlamentares e a colaboração entre os dois povos.
To Lam também se reuniu com o primeiro-ministro Manuel Marrero, que expressou a solidariedade e o apoio permanente de Cuba ao povo vietnamita após a passagem devastadora do tufão Yagi, o pior e mais destrutivo fenômeno meteorológico que atingiu esta nação nas últimas seis décadas.
O líder indochinês conclui hoje a sua visita de Estado à ilha, a segunda realizada no estrangeiro desde que assumiu a máxima responsabilidade partidária, depois de ter visitado a China em agosto.
jha/evm/ls