27 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Um Dia Mundial do Turismo muito especial para Cuba

Um Dia Mundial do Turismo muito especial para Cuba

Santiago de Cuba, 27 set (Prensa Latina) A celebração mundial do Dia Mundial do Turismo é acompanhada em Cuba por um evento que promove a natureza, a aventura e as viagens rurais, Turnat 2024.

Mais de 100 especialistas, de 20 países, entre operadores turísticos, agentes de viagens e jornalistas dedicados a estes temas, participam esta sexta-feira na 14ª edição do Evento Internacional de Turismo de Natureza (Turnat 2024, 24 a 29 de setembro), cuja atenção capta para o região oriental deste arquipélago, repleta de beleza e potencial.

É também um momento em que o Ministério do Turismo (Mintur) da ilha reforça as suas tarefas para a recuperação de uma indústria que tem muito a ver com o futuro desta nação e a solução dos seus problemas económicos.

Em 1979, a Organização Mundial do Turismo (OMT) – agora ONU Turismo – proclamou o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo, para comemorar o aniversário da aprovação dos seus Estatutos.

O turismo é um setor que tem vindo a crescer nos últimos anos. Cada vez mais pessoas se aventuram a visitar lugares distantes e a integrar-se com as gentes, descobrindo novas culturas e paisagens, símbolo de tolerância e, portanto, antípoda da guerra. Precisamente, o lema deste ano é Turismo e Paz, como frase que inspira muitos, cansados ​​de conflitos.

Até à data, o crescimento é tal que passou de 25 milhões de viagens em 1950 para 1,3 bilhões hoje. As receitas provenientes do turismo passaram de dois mil milhões de dólares para 1,260 bilhão.

O uso de novas tecnologias torna as informações sobre viagens mais acessíveis, afirma a ONU. O setor do turismo diversificou-se muito no século XXI justamente por esse crescimento, e as agências são especializadas em viagens de aventura, fotográficas, de relaxamento, de praia e outras.

Agora, um dos problemas é a superlotação de viajantes para determinadas partes do planeta. Em algumas grandes cidades, o turismo coloca novos desafios, pois em determinados períodos de elevada ocupação a situação complica-se e muitos residentes locais queixam-se dos problemas causados ​​pela falta de regulamentação do turismo.

E outro exemplo importante reside na resiliência desta indústria, que está a recuperar de um problema tão dominante como a Covid-19 e as restrições de viagens e alojamento em muitas partes do mundo.

Em maio de 2022, a Assembleia Geral da ONU realizou um debate especial sobre o Turismo, e o setor é considerado um pilar fundamental do desenvolvimento e do crescimento, e está na agenda de todos os governos e organizações internacionais.

Além disso, o Turismo adapta-se à crise climática. Por esta razão, mais de 450 organizações assinaram a Declaração de Glasgow, um documento que inclui uma série de compromissos para acelerar a ação climática no domínio do turismo. A reativação do Turismo ajudará a impulsionar o crescimento e a recuperação social, mas é essencial que os benefícios sejam distribuídos de forma equitativa, ampla e justa para que possam chegar aos setores mais desfavorecidos da sociedade, sublinha a ONU.

Assim, Cuba tem uma data muito relevante, comemorada por um evento de tamanha relevância e tendência mundial como o Turnat, ligado à natureza e à sua proteção e a esta importante data.

mem/rfc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES