Num evento no Grande Salão do Povo, o presidente fez um discurso no qual destacou a importância dos heróis na construção do país.
A Medalha da República foi concedida a quatro cidadãos, 10 pessoas receberam títulos honoríficos estatais e a ex-presidenta brasileira Dilma Rousseff recebeu a Medalha da Amizade, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento da nação e a promoção da amizade entre a China e outros países.
Xi Jinping destacou as conquistas do país por ocasião do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949 e no Dia Nacional.
Ele assegurou que o Partido Comunista uniu e liderou os povos de todos os grupos étnicos para criar dois milagres: o rápido desenvolvimento econômico e a estabilidade social a longo prazo.
Da mesma forma, afirmou que a revitalização da nação está em curso de forma irreversível e destacou o papel crucial dos heróis neste processo histórico.
Ele enfatizou que a China está num período crítico de promoção integral da construção de um país forte e a grande causa do rejuvenescimento nacional com a modernização ao estilo chinês.
Quanto ao contexto internacional, Xi destacou a importância para o gigante asiático dos seus amigos em todo o mundo e citou Dilma Rousseff como exemplo de pessoas que colaboraram no fortalecimento dos laços entre este país e outras regiões.
“O povo chinês não esquecerá aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do país”, afirmou o presidente.
Xi pediu a todos que trabalhem juntos para escrever um novo capítulo na história da República Popular da China e construir um futuro melhor.
O veterano de guerra Huang Zongde, agraciado com a Medalha da República, e Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e agraciada com a Medalha da Amizade, fizeram discursos de agradecimento durante a cerimônia.
mem/idm/hb