Seis estudantes de quatro universidades importantes do país: o Instituto de Tecnologia Postal e de Telecomunicações, a Universidade Vin, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hanói e a Universidade de Transportes da Cidade de Ho Chi Minh, formaram a premiada equipe vietnamita que rivalizou com as de 24. outros países.
A SkyNet foi desenvolvida com base na aplicação de drones, radar de abertura sintética e tecnologia de inteligência artificial para apoiar a busca e resgate de vítimas em áreas alagadas de forma mais rápida e inteligente.
O custo do projeto, informou a agência de notícias VNA na divulgação da informação, também foi otimizado para proporcionar benefícios económicos e diversos cenários de aplicação quando for comercializado no mercado.
Com esta vitória, a equipa vietnamita avançou para a Competição Global Tech4Good, que se realizará em 2025 e que tem como objetivo sensibilizar os alunos para os desafios do desenvolvimento sustentável local e propor soluções técnica e comercialmente viáveis para resolver problemas sociais com base na últimas tendências digitais.
jf/mpm/ls