5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasileiros são obrigados repatriar no Líbano após ataques de Israel

Brasileiros são obrigados repatriar no Líbano após ataques de Israel

Brasília, 1 out (Prensa Latina) Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em breve resgatará compatriotas que permanecem até hoje no Líbano, país sob contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis.

Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, a determinação de retornar aos brasileiros partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Coordenada pelo Chancelaria e pelo Ministério da Defesa, a operação terá data divulgada nos próximos dias, após análise das condições de segurança do voo.

O programa inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, capital libanesa, que ainda está aberto.

“A Embaixada no Líbano está tomando as medidas necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, indica a nota do Palácio do Itamaraty, sede do Itamaraty.

Os bombardeios israelenses no Líbano na semana passada causaram a morte de dois adolescentes brasileiros.

Atualmente, a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano. No total, 21 mil vivem naquele país.

Foi noticiado que o primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, apelou esta terça-feira às Nações Unidas e a vários países doadores para que mantenham o apoio à proteção do povo, na sequência da agressão israelita.

Durante uma reunião com entidades da ONU e embaixadores das nações contribuintes, o chefe do Governo insistiu na urgência de satisfazer as necessidades básicas dos deslocados libaneses em consequência da guerra devastadora.

Mikati solicitou mais ajuda para melhorar os esforços em curso e fornecer assistência básica aos cidadãos refugiados após os atentados no regiões do sul, Beirute e Vale do Bekaa.

Segundo o chefe do Executivo, cerca de um milhão de habitantes foram deslocados, numa das fases mais perigosas da história da nação levantina.

À luz da crescente hostilidade israelita, o Líbano reafirmou o seu compromisso com a implementação da Resolução 1701, adoptada pelo Conselho de Segurança da ONU em Agosto de 2006, para a estabilidade e a paz do país.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES