22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Claudia Sheinbaum assume presidência do México

Claudia Sheinbaum assume presidência do México

Cidade do México, 1 out (Prensa Latina) Claudia Sheinbaum marcará hoje a história do México ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência de um país governado por homens desde o estabelecimento da República Federal, há 200 anos.

Segundo a informação divulgada, por volta das 09h00 locais as atividades terão início no Palácio Legislativo de São Lázaro, sede do Congresso da União e local da cerimônia de investidura, com a fixação de cargos pelos diferentes grupos parlamentares.

Após outras ações previstas no evento, a presidente do Congresso, Ifigenia Martínez, pedirá a Sheinbaum que preste juramento como presidente constitucional do México perante o Congresso e, posteriormente, o presidente cessante, Andrés Manuel López Obrador, apresentará a faixa presidencial.

A nova governante dará então a sua primeira mensagem à nação e, na tarde deste mesmo dia, protagonizará um comício no Zócalo da capital.

Por ocasião da investidura, estão no país presidentes, primeiros-ministros e outros altos funcionários de mais de 100 países e 22 organizações internacionais; entre estes, os líderes de Cuba, Miguel Díaz-Canel; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Colômbia, Gustavo Petro, e do Chile, Gabriel Boric.

Também chegaram os líderes de Honduras, Xiomara Castro, e do Paraguai, Santiago Peña; bem como os primeiros-ministros da República Árabe Saharaui Democrática, Bucharaya Hamudi Beyun, e de Belize, John Briceño, e o conselheiro presidencial do Conselho de Transição Presidencial do Haiti, Régine Abraham.

Da mesma forma, o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, Tie Ning; o alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, e a diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas, Natalia Kanem.

Além disso, estão na nação asteca os presidentes da Guatemala, Bernardo Arévalo, entre outros; da República Dominicana, Luis Abinader, e a delegação dos Estados Unidos, liderada por Jill Biden, esposa do presidente Joe Biden.

A primeira mulher a ocupar a Presidência do México obteve uma vitória esmagadora nas eleições de 2 de junho, nas quais superou os 35,9 milhões de votos e se tornou a candidata mais votada na história recente do país, com enorme vantagem sobre seus rivais .

Porta-estandarte da aliança dos partidos Movimento de Regeneração Nacional, Trabalhista e Ecologista Verde na disputa eleitoral, com vitórias também esmagadoras no Congresso e nos governos, o ex-chefe de governo da Cidade do México (2018-2023) promete dar continuidade ao processo transformador de López Obrador projeto.

Também estou muito feliz porque amanhã vou entregar a faixa presidencial a uma mulher excepcional, cheia de amor, humildade, bons sentimentos, humanista, afirmou ontem o presidente cessante, que tem repetidamente destacado a inteligência e a capacidade de Sheinbaum para a posição superior.

lam/las/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES