2 de October de 2024

Descoberto exoplaneta em órbita da estrela mais próxima do Sol

Washington, 1 out (Prensa Latina) Utilizando o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul, uma equipa de astrónomos descobriu um exoplaneta em órbita de Barnard, a estrela mais próxima do nosso Sol, anunciou hoje a NASA.

De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos EUA, a descoberta é o resultado de observações efectuadas nos últimos cinco anos com o VLT no Observatório Paranal, no Chile, que também indicam a possível existência de três outros candidatos a exoplanetas em várias órbitas em torno da estrela.

Situada a apenas seis anos-luz de distância, a estrela de Barnard é o segundo sistema estelar mais próximo, a seguir ao aglomerado de três estrelas Alpha Centauri, e a estrela única mais próxima de nós.

Apesar de uma deteção promissora em 2018, nenhum planeta em órbita da estrela de Barnard foi confirmado até agora.

Precisamos agora de continuar a observar esta estrela para confirmar os outros sinais de possíveis candidatos, disse Alejandro Suárez, um perito do mesmo centro e coautor do estudo.

“Mas a descoberta deste planeta, juntamente com outras descobertas anteriores, como Proxima b e d, mostra que o nosso quintal cósmico está cheio de planetas de baixa massa”, sublinhou.

npg/lpn/glmv