Esta é parte de uma jornada de celebrações promovida pelo Gabinete do Curador da terceira villa cubana e o Valle de los Ingenios, que começou em julho passado e terminará este mês.
Segundo o programa, ao qual Prensa Latina teve acesso, cada um dos meses anteriores promoveu uma atividade específica.
Assim, julho teve em conta o trabalho em madeira e metal, a literatura, a música e a dança.
O mês de agosto foi dedicado aos trabalhos em fibras e sementes e às artes plásticas e o mês de setembro aos trabalhos com linhas e agulhas e às tradições religiosas.
Todo este movimento “é, em si mesmo, uma ode à criatividade dos seus habitantes e cada um destes quatro meses prestará homenagem ao trabalho dos artesãos que se destacam na utilização de um determinado material”, refere o programa.
Esta última designação foi feita por ocasião do Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro de 2019, e a cidade junta-se a mais de 300 outras cidades, incluindo Havana, na Rede de Cidades Criativas.
O centro histórico da cidade de Trinidad, caracterizado pelos seus belos palácios, ruas sinuosas de paralelepípedos, praças, marcantes aldravas e telhados de telhas vermelhas, foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1988, juntamente com o Valle de los Ingenios.
npg/mpg/glmv