17 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Suprema Corte do Panamá rejeita recusa do ex-presidente

Suprema Corte do Panamá rejeita recusa do ex-presidente

Cidade do Panamá, 1 out (Prensa Latina) O plenário da Suprema Corte de Justiça (CSJ) do Panamá rejeitou hoje a impugnação contra sua chefe, María Eugenia López, apresentada pela defesa do ex-presidente Ricardo Martinelli (2009-2014).

Segundo o comunicado, este recurso, promovido pela representação do ex-governante, condenado a mais de 10 anos de prisão no caso Novos Negócios e a quem foi concedido asilo na embaixada da Nicarágua, visava separar López da alegação de inconstitucionalidade.

Martinelli apresentou uma contestação contra o juiz López, alegando que eles mantêm uma inimizade manifesta, o que foi evidenciado em um grande número de questões públicas.

O recurso sustenta ainda que Martinelli apresentou queixas contra o juiz perante a comissão de credenciais da Assembleia Nacional (parlamento unicameral), que datam de 2021.

Ao mesmo tempo, sugere que nessas situações é prudente que o juiz se afaste da alegação de inconstitucionalidade movida por Martinelli contra a decisão mista nº 02, de 17 de julho de 2023.

A ação de inconstitucionalidade de Martinelli alega que a segunda juíza liquidante dos processos penais, Baloisa Marquínez, o processou e condenou quando ele ainda gozava da proteção do princípio da especialidade.

No dia 22 de agosto, o juiz López foi designado para apresentar a ação de inconstitucionalidade movida por Martinelli.

Resolvida a impugnação, o advogado pode agora iniciar a elaboração de um projeto sobre a admissão ou não da reclamação apresentada por Martinelli e, em seguida, submetê-lo à apreciação dos demais magistrados que compõem o Plenário do CSJ.

O caso Novos Negócios começou em 2017 e está relacionado à compra com supostos recursos públicos da Editorial Panamá América SA (Epasa) por US$ 43,91 milhões em dezembro de 2010, quando Martinelli era presidente.

Para vários analistas, o que está em jogo, como antes, é se a impunidade desenfreada em crimes de grande repercussão continua ou se prevalece a chamada certeza da punição e até mesmo a credibilidade do próprio sistema judicial panamenho, com o entendimento de que Martinelli enfrentou outros processo criminal e saiu ileso.

mem/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES