O chefe da missão presidiu a homenagem organizada por sua embaixada em Cuba no 155º aniversário de nascimento (02-10-1869) do herói e líder da luta pela independência da Índia, conhecido como Gandhi Jayanti.
Essa celebração ajuda a reafirmar o compromisso com seus princípios de verdade, não-violência e justiça, enfatizou Changsan no evento realizado no parque que abriga um monumento ao lutador indiano.
Há 17 anos, as Nações Unidas declararam o dia 2 de outubro como o Dia da Não-Violência em homenagem a Gandhi, com o objetivo de mostrar a toda a humanidade a validade dos valores de paz, verdade e amor do herói indiano.
“Sua vida não foi apenas uma série de eventos, mas uma história poderosa em ação, abrangendo princípios que transcenderam as fronteiras nacionais e as gerações”, disse o embaixador.
Ele disse que a mensagem de Gandhi tem validade duradoura, citando quatro de suas máximas: “O futuro depende do que fazemos no presente” e “Olho por olho torna o mundo inteiro cego”.
As outras duas frases que ele mencionou foram: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo” e “A melhor maneira de encontrar a si mesmo é perder-se a serviço dos outros”.
Changsan pediu que se refletisse sobre a vida do Pai da Índia e que se tivesse em mente sua dedicação à justiça e à igualdade. “Neste mundo conturbado em que vivemos, sua mensagem de unidade e paz é mais importante do que nunca”, disse ele.
O embaixador também pediu o compromisso de “seguir o caminho da verdade e da não-violência, defender a justiça e trabalhar por um mundo melhor e mais harmonioso”.
ro/mh/mb