2 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

República Dominicana repatriará até 10 mil cidadãos haitianos

República Dominicana repatriará até 10 mil cidadãos haitianos

Santo Domingo, 2 out (Prensa Latina) O Conselho de Segurança e Defesa da República Dominicana, encabeçado pelo presidente Luis Abinader, acordou hoje implementar imediatamente uma operação para repatriar até 10 mil cidadãos haitianos por semana.

Com o argumento da necessidade de reduzir o excesso de população migrante no país e coibir a migração irregular, a missão será realizada sob protocolos rigorosos que garantam o respeito aos direitos humanos e à dignidade dos repatriados.

Essas declarações foram feitas pelo porta-voz da Presidência e diretor de Estratégia e Comunicação, Homero Figueroa, durante uma coletiva de imprensa após a reunião do referido Conselho para discutir a migração ilegal de Porto Príncipe.

Figueroa reiterou o compromisso do governo de proteger a soberania nacional e enfrentar os desafios da migração com uma política que combine segurança e respeito aos direitos humanos, em coordenação com a comunidade internacional e a cooperação regional.

O porta-voz presidencial disse que, apesar do apoio internacional e da presença da Missão Multinacional de Apoio à Polícia Haitiana para Pacificação, liderada pelo Quênia, os resultados até agora são limitados.

Ele afirmou que esse processo está avançando lentamente e, diante dessa realidade, a República Dominicana é obrigada a agir com responsabilidade para garantir a segurança e a estabilidade no território nacional.

Nesse contexto, Figueroa explicou que entre os pontos acordados durante a reunião estava o fortalecimento da vigilância e do controle da fronteira com a implementação de medidas adicionais, com o envio de mais pessoal e equipamentos especializados.

Ele disse que o desmantelamento das redes de tráfico humano será ampliado imediatamente com a colaboração de organizações internacionais e de segurança, enquanto um protocolo será estabelecido para a identificação de migrantes ilegais e seu retorno assistido, em cooperação com as autoridades do país fronteiriço.

Da mesma forma, o número de inspetores e pessoal treinado na Direção Geral de Migração será aumentado, a fim de garantir uma resposta mais rápida e eficiente aos processos de migração.

Outras medidas estão relacionadas ao maior uso de sistemas de vigilância por câmeras e à incorporação de drones para melhorar o monitoramento contínuo da fronteira.

Entre outras disposições, ele anunciou que os inspetores de migração receberão treinamento contínuo em gestão de crises, controle de migração e direitos humanos.

Os centros de controle de fronteira e os pontos de inspeção também serão construídos e reformados, e serão criados campos de repatriação temporários para garantir o tratamento adequado dos migrantes.

O porta-voz disse que o governo informará o país sobre o progresso da implementação dessas medidas.

A reunião contou com a presença dos ministros da Defesa, tenente-general Carlos Antonio Fernández Onofre; da Presidência, José Ignacio Paliza; e das Relações Exteriores, Roberto Álvarez, entre outras autoridades de alto nível.

rgh/mpv/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES