A maioria dos pequenos terremotos (32), com magnitudes variando entre 2,5 e 4,0, foram relatados no distrito de Kon Plong, província de Kon Tum, Planalto Central. Os restantes quatro aconteceram nas províncias de Quang Nam, Thua Thien-Hue, Cao Bang e Lai Chau.
Segundo a fonte, a frequência dos sismos em setembro representou uma diminuição notável face aos meses anteriores, com menos 59 que em agosto e 46 abaixo de julho.
Em declarações ao VietnamPlus, o Diretor do Instituto de Geofísica do Vietname, Nguyen Xuan Anh, explicou que estes sismos foram induzidos pelos processos de armazenamento de água dos reservatórios hidroelétricos, que afetaram as falhas ativas subjacentes.
Fatores como os níveis de água nos reservatórios, a taxa de acumulação e o volume total de água podem influenciar a atividade sísmica. No entanto, os efeitos podem tornar-se evidentes meses ou mesmo anos depois de a água ter escoado completamente para o subsolo, disse ele.
Xuan Anh também alertou sobre a possibilidade de os terremotos continuarem a abalar Kon Tum, o que poderá afetar áreas densamente povoadas e infraestruturas essenciais, especialmente perto do epicentro.
Durante este ano, o Vietnã registrou 353 sismos de baixa intensidade em locais como Kon Tum, Hoa Binh, Tuyen Quang, Phu Yen, Quang Nam, Quang Ngai, Yen Bai, Vinh Phuc, Thua Thien – Hue, Thanh Hoa, Dien Bien, Ninh Binh, Lai Chau, Cao Bang, Lao Cai e Hanói.
oda/mpm / fav