De acordo com o relatório sobre o balanço da execução do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, apresentado na reunião, o PIB fechou o primeiro trimestre com um crescimento estimado de 4,6 por cento, enquanto o segundo trimestre foi de 4,1 por cento.
O comunicado final da sessão do Conselho de Ministros apontou o aumento contínuo da produção doméstica, principalmente de alimentos, como uma das razões para esse aumento.
A reunião, que teve seis itens na agenda, aprovou a criação do Observatório Angolano de Gênero, uma plataforma digital destinada a reunir e disponibilizar informações quantitativas e qualitativas, que apoiarão a formulação e implementação de políticas públicas para as mulheres.
O Observatório também monitorará indicadores relacionados à desigualdade de gênero e aos direitos das mulheres, com o objetivo de acompanhar o cumprimento dos compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo país nessa área.
A agenda do Conselho também incluiu a avaliação da minuta do decreto presidencial que aprova o Plano de Compras Públicas 2024-2028, um instrumento que contém medidas destinadas a melhorar o funcionamento do Sistema Nacional de Compras Públicas.
lam/kmg/glmv