O filme – vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2023 e também do prêmio Palm Dog – representa uma história em que a visão do diretor se concentra em uma tática em defesa das relações afetivas.
Triet confere ao seu trabalho um charme muito pessoal e mostra ao espectador o quão importantes são para esta diretora o cuidado com a família, o amor pelos animais e a fidelidade aos homens.
Para ela, também são essenciais o valor da inocência sem atingir o desgaste causado pelo sofrimento e o enfrentamento da injustiça no sentido mais amplo, inclusive abordando a diversidade e a inclusão.
Em um chalé isolado, Samuel Maleski (Samuel Theis) coloca uma música tão alta que sua esposa, a romancista bissexual Sandra Voyter (Hüller), pede para remarcar o encontro com seu entrevistador, mas o gatilho explode quando seu filho cego, Daniel (Milo Machado – Graner), retorna de uma longa caminhada com seu cão-guia Snoop e encontra seu pai morto.
A partir daí começa toda uma trama de mistério tentando provar que a escritora é inocente, num debate entre sua equipe de advogados e a promotoria.
O depoimento final do filho representa o desfecho, concluindo que foi suicídio e a protagonista é absolvida.
“Anatomia de uma Queda”, que o público cubano poderá assistir às 17h00 locais na referida sala, é um filme de suspense e drama judicial que Triet apresentou a partir de um roteiro escrito com Arthur Harari.
O mérito não está apenas na direção – uma das principais categorias em que foi indicada – mas na atuação da alemã Hüller, que recebeu a classificação no Globo de Ouro e venceu no European Film Awards por seu papel.
mem/dpm / fav