De acordo com a fonte, Yoon estará em uma viagem de seis dias para participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Em uma coletiva de imprensa, o vice-conselheiro-chefe de segurança nacional, Kim Tae-hyo, disse que Yoon partirá neste domingo para as Filipinas, onde se reunirá com seu colega Ferdinand Marcos Jr. para discutir maneiras de fortalecer os laços bilaterais. As conversas se concentrarão na expansão da cooperação econômica nas áreas de cadeias de suprimentos, energia, defesa e indústria oceânica, disse Kim.
Este ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e as Filipinas.
Yoon também manterá conversações na terça-feira com o primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong, antes de seguir para o Laos na quarta-feira.
Kim disse que a Coreia do Sul e Cingapura discutirão maneiras de expandir a cooperação em inteligência artificial e tecnologia digital, bem como energia e a cadeia de suprimentos de bens estratégicos.
Na quinta-feira, Yoon participará da cúpula da Asean e da cúpula da Asean mais três – envolvendo a Coreia do Sul, a China e o Japão.
Ele também realizará oito cúpulas bilaterais com os líderes de países como Laos, Vietnã e Tailândia.
Durante a cúpula deste ano, a Coreia do Sul estabelecerá uma parceria estratégica abrangente com a Asean para aprofundar a cooperação com o bloco regional de 10 nações.
mem/nvo/bm