5 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Economia e segurança na semana em El Salvador

Economia e segurança na semana em El Salvador

San Salvador, 5 out (Prensa Latina) A apresentação do projeto de orçamento para 2025 sem brecha de financiamento, segundo o governo, e a aceitação de medidas de segurança, dominaram a semana que termina hoje em El Salvador.

Um plano económico sem défice financeiro, totalmente financiado, significa que não será necessário contrair dívida para gastos correntes como aconteceu com todos os planos anteriores, segundo a propaganda oficial.

O documento prevê 1.535,8 mil milhões para o sector da educação e 1.170,4 mil milhões para o sector da saúde, num total de 2.706 mil milhões em ambas as áreas.

Durante a apresentação do plano, o ministro das Finanças, Jerson Posada, sublinhou ainda que a área da segurança e defesa terá uma dotação de 903,4 milhões, que, juntamente com a educação e a saúde, absorverá 37,4 milhões do plano.

O aspeto polémico é o anúncio presidencial de que o plano anual de despesas será financiado na totalidade, o que significa que não haverá necessidade de contrair dívida para as despesas correntes.

No entanto, o académico Oscar Picardo, da Universidade Francisco Gavidia, está entre os que consideram que “o governo de Nayib Bukele é um governo despesista”, razão pela qual crescem as dúvidas expressas por analistas e economistas.

Teme-se que, se houver um défice de 600 ou 800 milhões de dólares, estes sejam reduzidos dos programas sociais, uma das exigências nas negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para sanear as finanças públicas.

O debate prossegue e até economistas como Cesar Villalona consideram que o orçamento proposto inflaciona algumas receitas, inclui mais dívida, reduz os recursos nas áreas sociais, provoca despedimentos e afecta os serviços de saúde e de educação, entre outros, ao mesmo tempo que mantém o endividamento do país.

Por outro lado, uma sondagem do CID Gallup revelou durante a semana que entre os salvadorenhos existe um forte apoio ao programa de segurança do governo.

A sondagem revelou que 84% da população é a favor da continuação do regime de emergência, uma medida que foi prorrogada esta semana pela 31ª vez e que facilitou a luta contra os gangs e a detenção de cerca de 81 mil 900 membros de gangs e alegados colaboradores.

rgh/lb/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES