6 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil vai às urnas para as eleições municipais de 2024

Brasil vai às urnas para as eleições municipais de 2024

Brasília, 6 out (Prensa Latina) Cerca de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a votar hoje no primeiro turno das eleições municipais de 2024 para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.569 municípios do país.

Essas eleições são cruciais porque permitem que os cidadãos influenciem diretamente as políticas locais e as questões que afetam suas comunidades, como transporte, saúde e educação.

Eles também são vistos como um termômetro político para medir o apoio dos partidos antes da eleição presidencial, marcada para 2026.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lucía Antunes, pediu que a votação fosse realizada neste domingo sem anomalias.

“Do plural, fazemos a unidade cívica. Caminharemos juntos, atentos, sem hostilidade ou desânimo insuperável”, disse.

O sistema de justiça eleitoral trabalhou arduamente e com total comprometimento para que os eleitores pudessem ir ao seu local de votação em paz e para que as urnas, seguras, auditáveis e inquestionáveis, mantivessem seu voto, disse ele.

Com relação à opinião no referendo, o juiz indicou que “o resultado será proclamado e os eleitos serão nomeados, de acordo com o que a maioria do eleitorado decidir, como é próprio da democracia”.

Ele lembrou que, em vários momentos da história, os brasileiros não tinham direito ao voto e que essa conquista ocorreu para que a democracia pudesse prevalecer.

Os municípios são importantes devido à intensa concorrência nas principais cidades e à sua relevância para as eleições presidenciais.

Algumas das principais cidades incluem São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira é o maior município do país e a votação será apertada.

Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade, em aliança com o Partido dos Trabalhadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos principais candidatos à prefeitura de São Paulo.

Também estão na disputa Ricardo Nunes, o atual prefeito apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e Pablo Marçal, um político de extrema direita que ganhou notoriedade por suas polêmicas. Espera-se que essa eleição tenha um segundo turno, dada a proximidade das pesquisas.

No Rio, Eduardo Paes, o atual prefeito e um centrista apoiado por Lula, tem uma clara liderança nas pesquisas, com cerca de 50 a 55% dos votos.

Seu principal rival é Alexandre Ramagem, porta-estandarte do Partido Liberal de Bolsonaro, que não parece estar perto de concorrer à prefeitura, com menos de 20% de apoio.

Essas duas cidades, juntamente com Belo Horizonte, são importantes não apenas por seu peso demográfico, mas também por sua influência política em nível nacional, pois podem moldar a dinâmica de poder para as próximas eleições presidenciais.

mem/ocs/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES