Na carta, divulgada aqui, Xi enfatizou que o estabelecimento de laços diplomáticos oficiais entre os dois países abriu uma nova página histórica nas relações bilaterais.
Durante 75 anos, as duas nações “marcharam lado a lado para avançar na construção socialista, apoiando-se mutuamente na luta para consolidar o poder do povo, defender a soberania nacional e intensificar o intercâmbio e a cooperação”, diz a nota.
O presidente chinês enfatizou que a amizade tradicional entre Pequim e Pyongyang se tornou uma valiosa riqueza comum dos dois países e de seus povos, superando as mudanças dos tempos e as provações da situação internacional alterada.
Nesta nova era e com uma nova situação, a China está disposta a promover conjuntamente o avanço estável da causa socialista em ambos os países e proporcionar melhor bem-estar para seus povos, disse Xi.
Esta é uma ocasião apropriada para desejar a prosperidade da República Popular Democrática da Coreia e a felicidade e tranquilidade de seu povo, conclui o texto.
oda/nvo/mb