A jornalista cobria as marchas do Dia Internacional dos Trabalhadores em 2022 na zona de La Alameda, perto do bairro Meiggs, quando foi baleada na cabeça e morreu 10 dias depois.
O incidente causou grande comoção no país, pois ela foi a primeira jornalista a morrer após o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) e ocorreu em meio a uma crise de segurança na capital.
Marcelo Enrique Naranjo é acusado do crime e está a ser julgado por homicídio, posse ilegal de arma de fogo e disparo injustificado na rua.
A família da vítima acusa os Carabineros de não terem actuado atempadamente contra os grupos violentos que perturbaram a manifestação do 1º de maio.
O julgamento estava inicialmente previsto para maio deste ano, mas a pedido do Ministério Público foi adiado para 7 de outubro, aumentando o descontentamento entre os queixosos.
Señal 3 La Victoria é um canal comunitário independente, fundado em 1997 no povoado com esse nome, um dos mais antigos da capital chilena.
O lugar nasceu em 1957, quando cerca de 1.200 famílias do chamado “cordão da miséria” ocuparam um grande terreno no bairro Pedro Aguirre Cerda, no centro-sul de Santiago, e depois de uma longa luta conseguiram a sua legalização.
jha/car/eam/glmv