O dia mundial, adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, reconhece a necessidade de envolver as novas gerações no planejamento de seu presente e futuro urbano por meio de processos participativos e oportunidades de liderança local.
De acordo com a agência, o mundo está se movendo rapidamente em direção à vida urbana, onde muitos dos residentes são jovens, especialmente em alguns países africanos e asiáticos.
Enquanto isso, no Sul Global, estima-se que a geração mais jovem represente 70% ou mais das cidades.
A ONU estima que, até 2050, as cidades abrigarão aproximadamente três quartos da população mundial, o que implica uma necessidade urgente de planejamento urbano inclusivo e desenvolvimento sustentável.
No entanto, o fórum alerta para os desafios persistentes em relação ao progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que diz respeito à pobreza, à desigualdade e à ameaça iminente das mudanças climáticas.
O Dia Mundial do Habitat representa uma oportunidade única de celebrar as contribuições dos jovens para a urbanização sustentável e, ao mesmo tempo, enfrentar os desafios do rápido crescimento urbano.
O dia foi estabelecido para a primeira segunda-feira de outubro desde 1985 com o objetivo de refletir sobre o estado da estrutura das cidades e o direito básico de todos à moradia adequada. Também promove um lembrete anual da responsabilidade coletiva do mundo pelo futuro do habitat humano.
jf/ebr/bm