Sob o lema Pela inclusão de e para a comunidade, durante o evento, que se prolonga até à próxima quinta-feira, os delegados debaterão também o cumprimento da estratégia organizativa da associação correspondente ao período 2020-2024.
O programa acadêmico do congresso, que será realizado no Centro de Convenções de Havana, inclui trabalhos em comissões para analisar os mais recentes avanços da associação, criada em 14 de março de 1980.
A Associação Cubana de Pessoas com Deficiência Físico-Motora, inicialmente Associação Cubana de Deficientes Físico-Motoras (Aclifim), é nacional e permanente, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, composta por cubanos com deficiência físico-motora e estrangeiros residentes permanentes em Cuba.
Segundo dados do seu site, reúne mais de oitenta mil pessoas, e está estruturado a nível nacional, nas 15 províncias, 168 municípios e 1.884 áreas de base.
O aclifim faz parte da Rede Ibero-Americana de entidades de pessoas com deficiência física e de suas entidades membros, a Rede Latino-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Riadis), onde dirige a região do México, América Central e Caribe, e possui Status Consultivo Especial no Ecosoc.
lam/alb/ls