8 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Quatro candidatos no Equador garantem participação nas eleições

Quatro candidatos no Equador garantem participação nas eleições

Quito, 8 out (Prensa Latina) O Equador tem até hoje quatro candidatos presidenciais firmes para as eleições de 2025, enquanto o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) verifica se os demais candidatos registrados cumprem os requisitos para participar nas eleições.

Das 16 fórmulas que aspiram ao Executivo, tem a participação garantida o movimento Ação Democrática Nacional, que indicou o atual presidente, Daniel Noboa, para a reeleição; o Partido da Sociedade Patriótica, com Andrea González; o movimento Creo, com Francesco Tabacchi; e Unidade Popular, com Jorge Escala.

Outras nove duplas já foram habilitadas, mas suas candidaturas ainda não estão garantidas, pois ainda podem ser apresentadas impugnações ao Tribunal Contencioso Eleitoral.

É o caso da aliança entre Revolución Ciudadana e Reto, liderada por Luisa González; do Partido Socialista Equatoriano, com seu candidato, Pedro Granja; Construiu, com seu candidato, Henry Cucalón, o movimento Amigo, com Juan Cueva, o Partido Social Cristão, com Henry Kronfle; e Pachakutik, com Leónidas Iza.

Victor Araus, em representação do movimento Povo, Igualdade e Democracia, também está qualificado e aguarda que não haja pedidos de impugnação; Iván Saquicela, pela Democracia Sí, e Luis Felipe Tilleria, pela organização Avanza.

Três candidatos têm de corrigir erros de inscrição ou esclarecer reclamações, como é o caso de Jan Topic, acusado de ter contratos com o Estado.

De acordo com o calendário eleitoral, as candidaturas oficiais serão finalizadas no dia 30 de dezembro deste ano.

Em 9 de fevereiro de 2025, mais de 13 milhões de equatorianos são chamados às urnas para eleger o presidente, o vice-presidente, 151 legisladores e cinco parlamentares andinos.

Os eleitos ocuparão seus cargos no período 2025-2029 e substituirão excepcionalmente aqueles que os assumiram em 2023, após o então presidente Guillermo Lasso decretar a morte de cruz.

lam/avr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES