Zverev, terceiro colocado no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), venceu Tallon Griekspoor, da Holanda, por 7-6 (8/6), 6-2, 7-6(7/5) em uma das partidas mais disputadas das oitavas de final na China.
Depois de um primeiro set muito disputado, no qual o alemão aproveitou os pontos decisivos para virar o set a seu favor, ele foi completamente dominado por Griekspoor no segundo set e forçou um tie break.
O holandês, apesar de forçar o máximo de ações, teve destino semelhante ao do set inicial e não conseguiu impedir o avanço de Zverev, que enfrentará o belga David Goffin nas oitavas de final amanhã.
Por sua vez, Djokovic venceu com total autoridade o italiano Flavio Cobolli com um placar de 6-2 e 6-1, graças a uma excelente eficácia de 83% nos pontos ganhos com o primeiro serviço.
O sérvio enfrentará o russo Roman Safiullin nas oitavas de final, também amanhã, em outro confronto que parece confortável para o atual campeão olímpico de Paris 2024.
Outros jogadores do topo do ranking da ATP, como o americano Taylor Fritz (7), o búlgaro Grigor Dimitrov (9) e o dinamarquês Holger Rune (12), também avançaram para as oitavas de final, onde o número um do mundo Jannik Sinner, da Itália, e o espanhol Carlos Alcaraz (2) já haviam reservado suas passagens.
jcm/ads/glmv