O Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, participará da cerimônia oficial a ser realizada no município dos Dembos, província do Bengo, onde mais de 43.000 famílias estão engajadas nessa atividade.
O país almeja que o setor agrícola desempenhe um papel de liderança na diversificação econômica nacional, dadas as condições favoráveis, como a disponibilidade de terra arável, clima e água.
A agricultura deve crescer pelo menos seis por cento ao ano, o que é o mínimo necessário para alcançar a segurança alimentar devido ao aumento da população.
A Campanha Agrícola 2024-2025 tem como lema “Agricultura familiar, o caminho certo para um aumento sustentável da produção agrícola”, levando em conta que cerca de 90% da produção está nas mãos das pessoas das comunidades.
Angola importa cerca de US$ 2,3 bilhões em alimentos anualmente, portanto, aumentar a contribuição das fazendas nacionais não só tem impacto sobre o PIB e a diversificação econômica, mas também contribui para a redução dos gastos com divisas e reduz o custo da cesta básica de alimentos.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor agrícola foi um dos que mais contribuíram para o aumento do PIB no primeiro trimestre do ano, quando cresceu 4,6% em comparação com o mesmo período de 2023.
O setor agrícola e florestal contribuiu com um crescimento de 4,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
mem/kmg/bm