No marco do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, o ministério insistiu em que a chave para prevenir o sobrepeso e o excesso de peso está na alimentação saudável e na atividade física regular.
Para sensibilizar o público, o Ministério convidou para um dia saudável na marginal de Assunção, este sábado, onde os participantes terão acesso a uma avaliação completa e receberão aconselhamento nutricional gratuito, bem como zumba e prémios.
A obesidade é uma doença crónica complexa, definida por uma acumulação excessiva de gordura que pode ser prejudicial para a saúde e levar a um aumento do risco de diabetes tipo dois e de doenças cardíacas.
Pode também afetar a saúde óssea e a reprodução, bem como aumentar o risco de certos tipos de cancro.
A condição também afecta aspectos da qualidade de vida, como o sono e o movimento.
O Atlas Mundial da Obesidade 2023 prevê que mais de quatro mil milhões de pessoas no mundo, 51% da população mundial, terão excesso de peso e serão obesas em 2035, contra dois mil milhões e meio em 2020.
Devido à necessidade de sensibilizar e estabelecer a obesidade como um problema social, o Ministério da Saúde Pública decidiu, por Resolução assinada em 7 de outubro de 2015, declarar o dia 11 de outubro como Dia Nacional de Luta contra a Obesidade.
Entre os objectivos desta comemoração anual estão o de incentivar acções de promoção de estilos de vida saudáveis na população a nível nacional para sensibilizar para o impacto negativo da obesidade na saúde e no desenvolvimento do país.
Da mesma forma, promover acções para a deteção precoce do excesso de peso e da obesidade na população a nível nacional, com a participação de todos os departamentos do Ministério da Saúde Pública e de forma intersectorial.
npg/ot/glmv