Os Charrúas estão em terceiro lugar na classificação com 15 pontos, à frente dos Albicelestes (19) e da Colômbia (16), equipas que empataram e perderam, respetivamente, na sexta-feira.
Uma vitória da equipa treinada pelo polémico Marcelo Bielsa colocaria os Charrúas no segundo lugar, a um ponto dos líderes, embora tenham viajado para a capital peruana sem José Maria Giménez e Mathias Olivera, dois defesas importantes que não estão disponíveis para este jogo.
A pressão é ainda maior sobre os anfitriões, que estão em último lugar na tabela, com apenas três pontos, e precisam de vencer o jogo para manterem vivas as suas esperanças no Campeonato do Mundo.
Na rodada mais recente, a Bolívia, sexta colocada nas eliminatórias (12), surpreendeu os colombianos por 1 a 0, enquanto a Argentina só conseguiu uma vitória por um gol de diferença contra os venezuelanos, sétimos colocados com 11 pontos.
O quarto colocado Brasil (13) venceu o Chile por 2 a 1 e o quinto Equador (12) ficou no 0 a 0 com o Paraguai, que está em oitavo lugar com dez pontos.
A CONMEBOL atribui seis bilhetes diretos para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, que será organizado pelo México, Canadá e Estados Unidos, enquanto o sétimo classificado terá a opção de um lugar no “play-off”.
npg/nrg/glmv