12 de October de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Chanceler fala sobre a expulsão de haitianos da República Dominicana

Chanceler fala sobre a expulsão de haitianos da República Dominicana

Porto Príncipe, 12 out (Prensa Latina) O ministro de Relações Exteriores e Assuntos Religiosos do Haiti, Dominique Dupuy, encontra-se hoje nos Estados Unidos para discutir a situação que envolve a expulsão em massa de cidadãos haitianos da República Dominicana.

Dupuy está em Washington para discutir com vários atores a situação de segurança no Haiti e a questão urgente das deportações em massa e discriminatórias de cidadãos haitianos na República Dominicana, informou o jornal digital Haiti Libre.

Nesse contexto, as autoridades da nação vizinha bateram um recorde ao expulsar 11.177 haitianos de seu país em uma semana.

O Ministério das Relações Exteriores pediu ao governo dominicano que respeitasse os direitos das crianças no plano de deportação em massa.

Os direitos inalienáveis de todas as crianças, mulheres e homens que são objeto dessa lamentável decisão devem ser respeitados, de acordo com os tratados e acordos internacionais que regem o assunto”, disse o ministério em um comunicado.

Em um comunicado publicado pelo jornal Le Nouvelliste, o ministério descreveu a medida de deportação em massa, que prevê a expulsão de 10 mil haitianos por semana, como discriminatória.

Recentemente, a Fundação Zanmi Timoun reiterou sua condenação à repatriação em massa de menores haitianos desacompanhados da República Dominicana.

Nos últimos meses, ativistas de direitos humanos registraram um aumento alarmante desse fenômeno que expõe essas crianças vulneráveis a diversos perigos para sua integridade física e saúde emocional.

A Fundação Zanmi Timoun acusou a República Dominicana de cometer uma grave violação dos direitos dos menores, que são protegidos pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

O artigo 22 do documento estipula que os Estados devem garantir a proteção e a assistência de crianças refugiadas e em busca de asilo, em particular crianças desacompanhadas, lembrou a fundação, citada pelo jornal on-line Le National.

O artigo 37 da Convenção proíbe todas as formas de tratamento cruel, desumano ou degradante, bem como a privação arbitrária da liberdade de crianças.

jcm/joe/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES