Tudo o que foi destruído e danificado será restaurado e criaremos as condições para aproveitar o rico potencial agrícola dos nossos territórios históricos reunidos com a Rússia, afirmou o presidente no seu discurso por ocasião do dia profissional dos trabalhadores agrícolas, divulgado pelo Kremlin.
Além disso, continuou ele, as autoridades russas continuarão a apoiar a indústria agrícola, a ajudar as pequenas empresas agrícolas a expandir-se e a entrar mais ativamente nos mercados estrangeiros.
Da mesma forma, o presidente observou que os agricultores russos fornecem alimentos de forma confiável ao mercado interno e que os seus produtos são procurados tanto no país como no estrangeiro.
A Rússia continua uma operação militar especial na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, cujos objetivos, segundo Putin, são proteger a população de “um genocídio do governo de Kiev”.
Pretende também abordar os riscos de segurança nacional colocados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em direção a leste.
As repúblicas de Donetsk e Luhansk, bem como as províncias de Kherson e Zaporozhye, juntaram-se à Rússia no final de Setembro de 2022, após a realização de referendos de autodeterminação separados.
mem/gfa/hb