Segundo a declaração final do XII Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, realizado no departamento hondurenho de Intibucá, a medida unilateral causou enormes danos e continua a ser o principal obstáculo ao progresso em direção ao desenvolvimento.
Ao referirem-se às medidas para reforçar o cerco, os membros da Associação de Amizade Honduras-Cuba afirmaram que estas não afetam apenas o povo cubano, mas também os interesses de outros países e de vários setores dos EUA que estão empenhados na normalização dos laços bilaterais.
O documento também exige que Cuba seja retirada da falsa lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo, quando a ilha é uma das vítimas deste flagelo e não uma promotora.
Da mesma forma, pediram à nação do norte que devolvam o território ocupado ilegalmente na Base Naval de Guantánamo, e qualificaram-no como uma violação flagrante da soberania, cuja sede é um centro de tortura criminal amplamente noticiado em todo o mundo.
Denuncia o aumento da hostilidade e da retórica agressiva do governo de Washington contra Havana que procura desmantelar os progressos alcançados a nível bilateral.
Também exige a independência de Porto Rico com o propósito de descolonizar todos os povos do jugo imperial. Condenou as políticas intervencionistas e o financiamento de planos subversivos contra a Revolução Cubana promovidos pelo governo dos Estados Unidos, o que é contrário ao direito internacional e à vontade da maioria do povo cubano de escolher o seu próprio sistema político.
Expressou solidariedade com os povos da América Latina, do Caribe e do mundo, que são objeto de uma escalada imperialista e de uma ofensiva das forças fascistas e sionistas contra a humanidade, ao mesmo tempo que apelou ao fim do genocídio das forças israelenses contra o povo palestino na Faixa de Gaza.
A declaração faz referência à aplicação de medidas coercitivas e unilaterais por parte dos Estados Unidos e dos seus aliados contra outras nações como a Venezuela e a Nicarágua, e apela ao fim destas políticas.
O XII Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba foi realizado durante dois dias e contou com a presença de dezenas de delegados de diversas regiões desta nação centro-americana.
oda/ybv/hb