Segundo o diretor nacional das Florestas e porta-voz da Campanha Agrícola 2024-2025, Domingos Veloso, a produção de cereais já ultrapassou as 40 mil toneladas, mas é preciso continuar a aumentar estes resultados. Destacou as condições do solo e da água para esta empreitada, por isso é necessário preparar melhor as famílias que se dedicam à atividade agrícola, para obterem melhores rendimentos.
“O Ministério da Agricultura tem um programa de promoção do arroz e do trigo e está preparado para prestar toda a assistência técnica necessária para que as empresas e famílias possam se dedicar a esta atividade”, disse Veloso.
Em declarações ao Jornal de Angola, disse que o arroz e o trigo prosperam em quase todo o país, mas principalmente nas províncias centro-sul.
Em Junho passado, a Angola e a Coreia do Sul assinaram um Memorando de Entendimento sobre o projeto Rice Belt para cooperação na promoção desta cultura em território angolano, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que este projecto dê frutos.
Para já, e no âmbito da Campanha 2024-2025, o Ministério da Agricultura e Florestas vai apoiar 1.182.447 agricultores familiares, cerca de 38 por cento dos mais de três milhões registados no país.
Para a etapa estão sendo preparados cerca de seis milhões de hectares de terras, dos quais 5,4 milhões destinados à agricultura familiar, além de serem disponibilizadas 11.745 toneladas de sementes e 50.623 toneladas de fertilizantes em todo o país.
Diversas culturas são de interesse governamental, principalmente arroz, trigo, milho e mandioca.
mem/kmg/hb