As medidas, coordenadas ontem, se enquadram na primeira etapa do Plano de Ação de Resposta Graduada (GRAP, por sua sigla em inglês), um conjunto de medidas de emergência implementadas para evitar maior deterioração da qualidade do ar, uma vez alcançado determinado limite na região de Delhi e no Território da Capital Nacional.
Os órgãos responsáveis pela implementação do GRAP, como os Conselhos de Controle da Poluição (PCBs, por sua sigla em inglês) dos estados envolvidos e o Comitê de Controle da Poluição de Délhi, avisaram que trabalharão para que as medidas sejam implementadas com sucesso e rigor.
Eles alertaram que, segundo as previsões, a qualidade do ar permanecerá principalmente na categoria “ruim” nos próximos dias devido a condições climáticas desfavoráveis.
Eles pediram aos cidadãos que cooperem na implementação do plano de ação, que inclui medidas como a manutenção adequada dos veículos, desligar os motores nos sinais vermelhos e, se possível, viajar em carros híbridos ou elétricos.
Da mesma forma, estão incluídas tarefas de plantio de árvores e limpeza externa, bem como a proibição de jogar lixo ou resíduos em espaços abertos, o uso de fogos de artifício durante festivais e a queima de biomassa e resíduos sólidos urbanos ao ar livre.
A penalidade máxima também será imposta pelo não cumprimento das medidas.
lam/lrd/jb