23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Índia expulsa diplomatas canadenses

Índia expulsa diplomatas canadenses

Nova Delhi, 15 out (Prensa Latina) A Índia expulsou seis diplomatas do Canadá, incluindo o alto comissário interino Stewart Ross, como medida em meio ao novo rompimento nas relações entre os dois países, que surgiu hoje.

Os representantes de Ottawa devem deixar o país do sul da Ásia até o próximo sábado, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MEA), com sede em Nova Delhi.

Esta medida seguiu-se à decisão do governo indiano de retirar pessoal diplomático do Canadá, devido a um ambiente de violência fomentado por ações do Governo de Justin Trudeau que comprometem a sua segurança, segundo comunicado anterior da Chancelaria.

Segundo a fonte diplomática, as autoridades canadenses enviaram recentemente uma notificação absurda na qual sugerem Sanjay Kumar Verma e outros diplomatas como pessoas de interesse.

Por interesses políticos e eleitorais, Ottawa reacendeu as acusações sobre o suposto envolvimento do governo indiano em atos de violência em território canadense em 2023, segundo o MEA.

Ele observou que o governo canadense não compartilhou nenhuma evidência com o seu homólogo indiano, apesar dos numerosos pedidos.

Para expressar a sua satisfação, Nova Deli convocou o Encarregado de Negócios canadense para consultas na véspera e notificou-o da decisão de retirar o pessoal diplomático indiano baseado no território norte-americano, devido a um ambiente de violência fomentado pelas ações do Governo de Justin Trudeau que compromete a sua segurança.

Não acreditamos no compromisso do atual governo canadense em garantir a sua segurança, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.

Ele também disse ao funcionário canadense que a Índia se reserva o direito de tomar medidas adicionais em resposta ao apoio de Ottawa ao extremismo, violência e separatismo contra a nação do sul da Ásia, segundo a nota oficial.

Anteriormente, a Índia considerou ridículas e merecedoras de desprezo o que chamou de difamações do governo canadense sobre o seu pessoal.

Ele descreveu Kumar Verma como um diplomata com uma carreira distinta de 36 anos e experiência de trabalho no Japão, Sudão, Itália, Turquia, Vietnã e China.

A fonte diplomática destacou que a medida atual deixa poucas dúvidas de que existe uma estratégia deliberada para difamar a Índia para obter benefícios políticos.

A Chancelaria informou que o Governo indiano tomou nota das atividades do Alto Comissariado Canadense aqui que atendem à agenda política do atual regime, o que levou à aplicação do princípio da reciprocidade no que diz respeito à representação diplomática.

lam/lrd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES