De acordo com a agência de notícias alemã, a solicitação foi feita depois que cinco dos capacetes azuis da organização foram feridos nos últimos dias em ataques israelenses. Expressamos nossa profunda preocupação com os recentes ataques das Forças de Defesa de Israel às bases da FIDF, que deixaram vários capacetes azuis feridos. Esses ataques devem cessar imediatamente, afirmaram em uma declaração conjunta emitida pelos ministérios das relações exteriores dos quatro países.
Eles também alertaram que qualquer ataque deliberado à UNIFIL é contra o direito humanitário e a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.
A proteção das forças de manutenção da paz é obrigatória para todas as partes em um conflito, enfatizaram.
Portanto, eles pediram a Israel e a todas as partes que cumpram suas obrigações para garantir a segurança do pessoal da Finul em todos os momentos e permitir que ele continue a cumprir seu mandato.
A UNIFIL, criada em 1978, é composta por cerca de 10.500 soldados de cerca de 50 países, que são responsáveis por fazer cumprir o cessar-fogo entre Israel e o Líbano.
Em 1º de outubro, o exército israelense lançou uma invasão terrestre no Líbano com o objetivo declarado de atacar as milícias do partido Hizbullah, o que agravou a situação para as forças internacionais.
lam/amp/bm