Cinco anos após esses eventos, setores acadêmicos, políticos e sociais realizarão conferências para refletir sobre as causas e consequências da revolta popular que abalou o país de norte a sul e terminou em março de 2020.
Com esse objetivo, a conferência “Conflito, política e protesto, cinco anos depois do 18 de outubro” será realizada na Universidad Academia de Humanismo Cristiano, juntamente com outras universidades chilenas.
O evento será realizado de 15 a 17 de outubro e inclui mais de 60 atividades entre mesas-redondas, ciclos de documentários, recitais, conferências e apresentações de livros sobre o assunto.
O extenso programa conta com a colaboração da Universidad Abierta de Recoleta; da Universidad de Chile e da Universidad de Santiago; da Universidad Católica del Maule; e da Universidad Adolfo Ibáñez, bem como de renomados intelectuais, músicos e grupos de teatro e dança.
O objetivo é lançar um olhar global sobre esse fenômeno social que, além de protestos, gerou uma grande variedade de expressões culturais nos campos da música, poesia, pintura e teatro.
Um ponto central será a análise da repressão dos Carabineros e do exército contra os manifestantes, quando o uso desproporcional da força resultou em mais de 30 mortes, milhares de feridos, entre eles 400 com lesões oculares, além de tortura e abuso sexual.
Além disso, a exposição “Resistindo ao negacionismo: surto e revolta no Chile neoliberal” está aberta até 17 de novembro no Museu de Arte Contemporânea.
O jornal El Siglo realizará o fórum “Como está a sociedade chilena cinco anos depois do 18-O”, com a participação de Víctor Hugo de la Fuente, diretor do Le Monde Diplomatique-Chile; a socióloga Teresa Valdés e o ex-membro da Convenção Constitucional Marcos Barraza.
Enquanto isso, no Museu da Memória e dos Direitos Humanos, o documentário “La Revuelta” será apresentado quarta-feira, 16 de outubro.
Os sindicatos e outras organizações também estão preparando eventos para marcar o quinto aniversário do levantamento, cujas causas, de acordo com muitos analistas, ainda estão em aberto.
oda/car/eam/jb