As cidades de Otobe e Betsukai pertencem à prefeitura de Hokkaido, a mais setentrional das principais ilhas do arquipélago, na primeira o vírus foi encontrado num falcão selvagem morto no dia 30 de setembro, enquanto na segunda foi detectado nos excrementos de animais selvagens patos em 8 de outubro.
Tendo em conta os resultados das análises, o Ministério da Saúde decidiu decretar o nível de alerta três, o mais elevado da escala.
Além disso, pediu aos governos locais de todo o país que reforcem a monitorização das aves selvagens e redobrem os seus esforços para confirmar se são portadoras do vírus da gripe aviária ou não.
O ministério descartou que qualquer cepa de gripe aviária infecte humanos até agora; porém, recomendou evitar o contato com animais infectados, mesmo que estejam mortos.
Aliás, pediu à população que contactasse as autoridades locais caso encontrassem alguma ave selvagem suspeita e, caso alguém tocasse em excrementos de aves, aconselhou lavar bem as mãos e fazer gargarejos.
No ano passado, o Japão abateu mais de 40 mil aves infectadas com gripe aviária altamente patogênica tipo H5, segundo relatórios do Ministério da Agricultura.
Cientistas de vários países alertam que o vírus por vezes se espalha devido a causas inevitáveis, como a chegada de aves migratórias a qualquer país, uma prática natural para muitas espécies.
oda/msm / fav