“O governo estadunidense insiste em privar o povo de seu direito à alimentação”, escreveu o ministro de Relações Exteriores na rede social X nesta quarta-feira, precisamente quando se celebra o Dia Mundial da Alimentação.
“Quatro meses de bloqueio equivalem ao financiamento para garantir a cesta básica de uma família em um ano”, acrescentou Rodríguez.
Segundo ele, essa política aplicada continuamente pelos governos dos EUA por mais de seis décadas, somente entre os anos de 2023 e 2024 “causou danos de mais de 441 milhões de dólares ao setor agroalimentar cubano”.
Todo dia 16 de outubro comemora a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em 1945, quando representantes de 42 países se reuniram em Quebec, no Canadá, com o objetivo de libertar a humanidade da fome.
A data exige trabalho, principalmente por parte dos países desenvolvidos, para erradicar a desnutrição e a fome, embora, de acordo com relatórios da ONU, cerca de 733 milhões de cidadãos atualmente não tenham nem mesmo acesso a alimentos básicos.
ro/raj/mb