El Diario El Salvador afirmou que “com este acordo, além de garantir a preservação de um ecossistema chave para o futuro”, o país consegue reestruturar parte das suas obrigações de crédito para fortalecer a sua posição financeira e obter financiamento adicional no futuro.
Especificou que a maior conversão de dívida da história para a conservação das bacias hidrográficas de El Salvador foi concluída na véspera com o acordo de um bilhão de dólares para recomprar 1.031 milhões de títulos correntes com desconto sobre seu valor nominal.
A publicação esclareceu que a operação envolve a Corporação Financeira para o Desenvolvimento Internacional (DFC) dos Estados Unidos, o Governo de El Salvador; ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF); aos Serviços de Assistência Católicos (CRS); ao Fundo de Investimento Ambiental de El Salvador (FIAES) e à ArtCap Strategies.
De acordo com o relatório divulgado pela Casa Presidencial, todas as poupanças geradas pela transação serão utilizadas para apoiar a conservação, a segurança hídrica e a restauração dos ecossistemas na bacia do rio Lempa.
A reportagem de imprensa acrescenta que os projetos financiados pelas poupanças resultantes da transação deverão melhorar a qualidade, quantidade e fiabilidade da água, reforçar a resiliência climática, proteger o ecossistema natural da bacia e mitigar os riscos de segurança hídrica na região.
Segundo o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a conversão da dívida representa a ação ambiental mais ambiciosa e de maior impacto na história do seu país.
“Não só reafirma o compromisso deste Governo com o crescimento económico, mas também nos permite alcançar esse crescimento preservando um dos nossos recursos naturais mais preciosos: a bacia do rio Lempa”, afirmou.
No processo, o país poupa 352 milhões de dólares devido ao vencimento da dívida através de uma combinação de poupanças nominais imediatas e reduções substanciais nos custos do serviço da dívida, dos quais 320 milhões de dólares serão utilizados ao longo de 20 anos na conservação da hidrovia.
mem/lb / fav