“Esta manhã encontrei-me com o meu bom amigo Akinwumi Adesina para discutir uma cooperação mais ampla com o Banco Africano de Desenvolvimento nos nossos projetos e esforços de segurança alimentar”, escreveu Ahmed na sua conta X nas redes sociais.
A este respeito, em junho passado, o Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide, e o vice-diretor-geral do Gabinete de Negócios e Desenvolvimento Regional da África Oriental e Gestor Nacional do BAD, Abdul Kamara, assinaram um acordo de subvenção de 43 milhões de dólares para capacitar o setor agrícola e melhorar a agenda de criação de emprego.
A ajuda destina-se ao projeto de desenvolvimento do emprego para micro, pequenas e médias empresas agrícolas (Agri-MPME), cujo objetivo é beneficiar a competitividade, as perspectivas de emprego e o desenvolvimento geral destas entidades.
Essa estratégia tem um papel potencial como catalisador da produtividade e do crescimento inclusivo, contribuindo para os esforços contínuos para construir uma economia resiliente e diversificada.
A carteira atual do Banco Africano de Desenvolvimento na Etiópia ascende a 1,24 bilhões de dólares e abrange 22 projetos.
jf/nmr / fav