Uma nota divulgada pela Assessoria de Imprensa daquele organismo internacional indica que, numa cerimónia realizada na véspera, Qu destacou a importância da terceira edição deste evento científico, que integra o IV Fórum Mundial da Alimentação que se realizará a partir do dia 14 até 18 de outubro acontece nesta capital.
“A ciência, a tecnologia e a inovação são aceleradores fundamentais da transformação dos sistemas agroalimentares, mas devem ser inclusivas para garantir que a transição seja justa e equitativa”, afirmou o Diretor-Geral da FAO no seu discurso de abertura.
O FIS 2024 tem como tema Ciência inclusiva e inovação para a transformação dos sistemas agroalimentares, não deixando ninguém para trás, e reunir-se-á até à próxima sexta-feira na sede da FAO, acrescenta o documento.
Reúne cientistas de renome, especialistas em inovação e decisores políticos, bem como representantes de vários setores, para promover uma diversidade de perspectivas e um debate inclusivo sobre o papel da ciência e da inovação na transformação dos sistemas agroalimentares.
Entre os participantes estão o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, além de dois ganhadores do Prêmio Nobel, o americano Michael Kremer, de Economia, e o brasileiro Carlos Nobre, pela Paz.
As sessões técnicas do fórum giram em torno de tópicos como a exploração dos mais recentes avanços e aplicações em biotecnologia para melhorar a produtividade agrícola, a resiliência e a sustentabilidade.
Serão também avaliadas as inovações impulsionadas pela comunidade, que impulsionam a transformação dos sistemas agroalimentares, bem como a aplicação da tecnologia digital na agricultura, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial, para revolucionar o setor e melhorar a eficiência do abastecimento cadeia, adiciona a fonte.
“Temos que mudar a situação atual de uma forma mais inovadora, inclusiva e aberta”, disse Qu naquela sessão de abertura e afirmou que para desenvolver a agricultura a nível global “a inovação deve estar disponível, acessível e acessível.
mem/ort / fav