Estes projectos garantirão o cumprimento dos 10 objectivos específicos propostos pelo FPV e contemplarão a promoção da força do grande bloco de unidade nacional e o trabalho de propaganda e mobilização, bem como o fortalecimento do consenso social.
Além disso, “melhorar a qualidade e eficácia da supervisão e crítica social, implementar a democracia e participar na construção do Partido e do Estado”, e encorajar pessoas de todas as esferas da vida, criar e implementar eficazmente campanhas e movimentos de emulação.
Outros programas planeiam promover o espírito de autogestão entre os cidadãos, construindo áreas residenciais solidárias, prósperas e felizes e aumentando a eficácia das atividades populares de relações exteriores e do trabalho do povo vietnamita no exterior.
Finalmente, propõe-se renovar a estrutura organizacional, o conteúdo e os métodos operacionais para aumentar a capacidade dos funcionários da Frente Pátria do Vietname a todos os níveis.
Os 1.052 delegados presentes no fórum aprovaram o Relatório do IX Comité Central do FPV, período 2019-2024, segundo o qual durante essa fase “foram alcançados resultados importantes e abrangentes, completando os objetivos e tarefas estabelecidas”.
Os parlamentares também aprovaram a Carta da FPV (alterada e complementada) e elegeram 397 dos 405 membros do Comitê
Central para 2024-2029, que na sua primeira reunião ratificaram o membro do Bureau Político e do Secretariado do Partido Comunista (PCV), Do Van Chien, como presidente da organização.
O X Congresso da FPV reuniu-se durante os últimos três dias no Centro Nacional de Convenções desta capital com o tema “Solidariedade – Democracia – Inovação – Criatividade – Desenvolvimento”.
De todos os delegados participantes, 324 (30,7 por cento do total) eram mulheres, 267 representavam minorias étnicas, 198 organizações religiosas e 20 vietnamitas viviam no estrangeiro.
A maioria dos participantes (30,3%) tem entre 51 e 60 anos de idade e 912 dos credenciados (86,7%) possuem nível universitário ou superior.
Thi Ha, uma jovem de 20 anos do grupo étnico S’Tieng, residente na comuna de Phu Nghia, distrito de Bu Gia Map, província de Binh Phuoc, era a delegada mais jovem e major-general Vo So, presidente do Truong Son-Ruta Associação Tradicional de Ho Chi Minh, a mais antiga, com 95 anos.
O grande acontecimento do FPV foi precedido pela realização de 10.597 congressos comunais, nos quais foram eleitos 358.645 membros das comissões diretivas, cifras que a nível distrital eram 704 e 39.729, e nas cidades e províncias 62 e cinco mil 612, respectivamente.
npg/mpm/ls