23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Líbano destaca esforços para impedir agressão israelenses

Líbano destaca esforços para impedir agressão israelenses

Beirute, 9 out (Prensa Latina) O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, destacou hoje a continuidade dos esforços árabes e internacionais para deter a agressão israelense, que já causou mais de duas mil mortes desde outubro de 2023.

Numa mensagem na conta X do governo libanês, Mikati enfatizou que a intransigência israelita e “a busca daquilo que o inimigo considera ganhos e vitórias ainda dificultam o sucesso destes esforços”.

Segundo o chefe do Estado-Maior, continuam os contactos necessários para chegar a um cessar-fogo por um período determinado com o objectivo de discutir passos políticos básicos, o mais importante dos quais é a plena implementação da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, e forçar o inimigo israelita para cumprir.

A autoridade máxima do Executivo indicou que a crise dos deslocamentos de zonas expostas aos bombardeamentos israelitas representa um elemento de pressão adicional e “uma questão de emergência para a qual o governo mobilizou todas as suas energias e agências”.

A comissão ministerial deste dossiê funciona de acordo com um mecanismo específico acordado para prevenir violações e garantir a entrega de ajuda aos necessitados, observou.

Ao mesmo tempo, observou que a grande escala dos deslocamentos, a sua aceleração e o número crescente constituem um desafio, mas “vamos superá-lo com a nossa solidariedade e unidade”.

O proprietário expressou a sua satisfação e gratidão a todos os países e organizações que prestaram apoio político, humanitário e moral para enfrentar esta crise.

Durante o dia, quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas na sequência de um ataque israelita contra um centro destinado a receber pessoas deslocadas pela guerra na cidade de Wardanieh, no Monte Líbano.

Na sua hostilidade contra o pessoal médico e as equipes da Defesa Civil, dois paramédicos perderam a vida devido a um ataque aéreo israelita contra um centro médico de emergência na aldeia de Wadi Jilou, no sul do país.

Até ontem, o Ministério da Saúde Pública libanês contabilizou 2.119 mortes e 10.019 feridos desde o início da agressão israelita, há um ano.

mem/yma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES